segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Expiação Substitutiva

É um nome um pouco complicado para explicar algo que todo cristão sabe muito bem.
A expiação é um termo usado para descrever um ato pelo qual se pagam ou apagam os pecados e transgressões. A palavra é usada frequentemente no Antigo Testamento, quando normalmente realizada pelo sacrifício de animais específicos como cordeiros para pagar pelos pecados do povo hebreu em datas especiais.

Expiação (ou Propiciação) substitutiva é a reconciliação do homem pecador com Deus através da morte, em substituição, de Jesus Cristo, por nós. Em teologia cristã, várias doutrinas da expiação avançaram na história. Todas elas dão lugar central para a vida e a morte de Jesus como um ato supremo de amor pela humanidade para trazer as pessoas para uma relação salvadora com Deus.
Por exemplo, quando avançamos um sinal vermelho, andamos acima do limite de velocidade e nos flagram, somos - nesse instante - multados, como resultado da nossa contravenção (transgressão) e, para obtermos nosso "perdão" perante a sociedade, temos que pagar esta multa. O pagamento da multa, neste caso, é a 'expiação' do nosso 'pecado de trânsito', numa linguagem bastante simbólica.
Pela visão do cristianismo, os seres humanos podem legitimamente pagar a dívida que foi constituída através de sua desobediência voluntária a Deus (pecado), porém para isso podem usar da solução que Deus apresenta graciosamente ao homem: oferecer em sacrifício o Cordeiro Perfeito.
Cristo é um sacrifício por Deus, em nome da humanidade, em outras palavras, Deus imputou a culpa dos nossos pecados a seu Filho Amado, e ele, em nosso lugar, suportou o castigo que nós merecemos.

O Amor infinito do Pai oferece-nos então o Livre Arbitrio de decidirmos quem levará a culpa pelos nossos pecados:
  • se batemos no peito e afirmamos que somos auto-suficientes e responsáveis pelas nossas transgressões - ERRADO, pois nos afasta cada vez mais de Deus e nos condenará ao sofrimento eterno;
  • ou clamamos pelo nome daquele que morreu pelos nossos pecados e hoje pudéssemos viver para a sua justiça: Jesus Cristo - CERTO, pois nos reconcilia com o Pai e nos conduzirá ao seu Reino.

Esta mensagem de sacrifício de Cristo por cada um  de nós foi a palavra de ordem no vídeo postado logo a seguir. Infelizmente não encontrei a mensagem inteira, mas esta parte final é bastante impactante.



1 Pe 2:22     Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
2 Cor 5:21     Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.