quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os ramos enxertados na oliveira

Então você vai dizer: "Os ramos foram cortados para que eu fosse enxertado". – Romanos 11:19

Onde quer que se encontre, o Evangelho é a maior riqueza que qualquer um de nós pode receber. O povo eleito de Deus era de fato o povo judeu, porém da rejeição destes surgiu a ocasião de tão grande multidão de gentios encontrarem a reconciliação com Deus. Abraão - amigo de Deus e pai de nações - era como a raiz da igreja, e os judeus, por conseguinte, os ramos desta árvore, que como nação rejeitaram o Messias.
A partir de então houve a quebra dessa relação com Deus. Como o ramo foi cortado, os gentios (povos não judeus) foram conclamados a serem enxertados nesta árvore, sendo então admitidos na igreja de Deus. Grandes multidões foram feitas herdeiras desta fé de Abraão, instadas à santidade e à bem-aventurança.

A conversão é também o enxerto dos ramos de oliveira selvagem na oliveira boa. Os ramos de oliveira silvestre enxertados eram, muitas vezes, a única forma de transformar uma árvore já em processo de decadência numa oliveira frutífera novamente.
Os gentios então, através da graça (favor) de Deus, foram chamados para serem inseridos na oliveira e compartilhar dos benefícios e privilégios. Se por um lado trazem renovação à árvore, tornam-se automaticamente participantes do plano que originalmente resumia-se ao povo eleito de Deus.
Devemos então esvaziarmo-nos de todo orgulho ou presunção que poderia nos levar a uma fé morta e vazia afastando-nos de Deus. Guardemos a humildade, a vigilância, o temor a Deus, a dependência da presença do Senhor em nosso dia-a-dia, pois tendo sido justificados pela fé em Cristo Jesus somos herdeiros legítimos de toda a herança que Deus nos guardou, através do vínculo de amor que opera entre um Pai bondoso e cada um de seus filhos.

Que Deus o abençoe neste dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.