sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

De Geração em Geração...

A cada geração a igreja ganha novas atmosferas. À semelhança da tese sociológica da Geração X de Douglas Coupland, autor do livro “Geração X”, ultrapassamos a letra X e entramos na Geração Y. É a geração da Internet, do Google e Facebook. Basicamente a Geração Y nasceu em meados dos anos 80 e avançou pelos anos 90.

É uma geração que cresceu usufruindo tecnologias variadas e um momento de prosperidade econômica. Uma geração mais consumista que a anterior e mais cheia de atividades e interatividades. Uma geração carregada de estímulos e múltiplas tarefas. Geração de "gamers" e "nerds".

Se as gerações passadas encontravam o mundo dentro da igreja, imagine agora! A Geração Y é bombardeada intensamente por mensagens do mundo e da igreja. É super-imediatista e para mudar de doutrina, basta um clique no mouse ou um toque na tela "touch screen". Suas ideias, experiências e mudanças são disseminadas na velocidade do torpedo SMS, twitter e facebook.

Entre os principais pontos identificados nos profissionais da Geração Y estão:
  • Têm ótima formação – nível educacional alto
  • Falam / ou conhecem vários idiomas
  • Viajam com frequência
  • Têm amplitude de interesses
  • Têm grande acesso a informações
Também identificam-se quais as percepções, positivas e negativas, que se evidenciam na Geração Y. Considerando as características importantes para um bom futuro na pessoal e profissional e as que precisam ser mais bem trabalhadas em um ambiente coletivo.

Positivas:
- Muita habilidade com novas tecnologias 89%
- Aspiram ganhar muito dinheiro 79%
- Bastante dispostos a aprender 75%
- São bem informados 63%
- Olham o mundo de forma pouco preconceituosa 63%

Negativas:
- Têm muita ansiedade em crescer profissionalmente  83%
- São extremamente imediatistas 76%
- São mais agressivos que as gerações anteriores 74%
- Tendem a fazer só o que gostam 70%
- São muito ambiciosos 69%
- São extremamente competitivos 62%
- Saturam-se rapidamente das coisas 62%
- Confiam muito em si mesmos 60%

Segundo estudiosos, enquanto Y é uma geração tecnológica, digital, apolítica, globalizada e individualista. As gerações Baby Boomers (nascidos no pós-guerra até anos 60) e geração X (nascidos nos anos 70) são analógicas, viveram profundas transformações sociais, políticas, culturais, sexuais, ditadura e democracia. Porém, Y, X e Baby Boomers são gerações transformadoras – mudaram o mundo e a sociedade, cada qual do seu jeito.

É comum haver em determinado momento do ajuste social o choque, ou conflito de gerações. Porém, a ampliação do diálogo e a solidificação do conceito de democracia em boa parte dos países cristãos torna esse “ajuste” menos dolorido e, com o passar dos anos, é possível observar a convivência harmoniosa de gerações distintas. Alguns seguem a mesma profissão de seus pais e aprendem os mesmos hábitos. Mas a Palavra de Deus nos ensina que outras coisas também podem ser transmitidas dos pais para os filhos:

 O teu nome, SENHOR, subsiste para sempre; a tua memória, SENHOR, passará de geração em geração. (Salmo 135.13)

A Bíblia diz que o conhecimento a respeito de Deus é algo que também pode e deve ser transmitido de geração em geração. Quando isso acontece, Deus é glorificado na relação entre pais e filhos. 

O excesso de tecnologia não pode ser visto como obstáculo para se conhecer mais acerca de Deus, por outro lado, pode representar a chance de atingir locais e pessoas ainda não alcançadas pelo Evangelho. E, quando bem utilizada, uma poderosa ferramenta (a tecnologia) para disseminar ideias, instruir e promover debates sobre os caminhos da Igreja de Cristo nos dias de hoje.

Fique agora com este lindo vídeo, com a maravilhosa música do André Valadão:




Que Deus o abençoe.

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" ( 1Pe 2:9 )

 Fontes:
Revista VocêRH - Ed. Abril - versão digital
Raniere Menezes - http://frasesprotestantes.blogspot.com/

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